MEU INSTAGRAM FOI HACKEADO, O QUE DEVO FAZER?
- marllon0
- 6 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Golpistas utilizam perfis invadidos para praticarem golpes

Atualmente doversas pessoas têm sido vítimas de ataques hackers tendo seus perfis em redes sociais invadidos. Um dos ataques mais comuns é praticado na rede social instagram, onde normalmente os golpistas enviam um link através de mensagem e ao clicar no link o usuário, sem saber, permite que o hacker tenha acesso ao seu perfil.
Por sua vez, o hacker logo altera senhas, e-mail e, caso o usuário não tenha autentição por dois fatores, o hacker cadastra a autenticação em seu celular ou e-mail, fazendo com que o usuário não consiga mais acessar seu perfil.
Em seguida, após hacker o perfil da vítima, o usuário utiliza-o para praticar golpes, como por exemplo anunciar itens à venda por um preço atrativo.
Nesse caso, o que o usuário deve fazer? O advogado Dr. Marllon Dionizio de Oliveira explica 5 passos que a vítima deve seguir:
1 - Após perder o acesso na sua conta do instagram o usuário deve tentar realizar os procedimentos de recuperação fornecidos pela própria rede social. Caso tenha êxito e recupere a conta, deverá alterar sua senha e cadastrar a autenticação por dois fatores. Observação: É fundamental salvar em pdf os e-mails para provar as tentativas de recuperação.
2 - Caso o usuário não consiga recuperar seu acesso, deverá lavrar um Boletim de Ocorrência diretamente em uma delegacia ou pela internet no site da polícia civil.
3 - A vítima deverá avisar seus amigos, parentes e seguidores para que todos saibam que seu perfil foi hackeado, pedindo para que estes publiquem a notícia em seus perfis. O ideal é que a vítima mande mensagens para seus contatos por meio do aplicativo whatsapp avisando do golpe.
4 - Em seguida o usuário deverá entrar em contato com a rede social explicando que foi vítima de invasão no seu perfil, salvando todas as reclamações para utilizar como provas, como exemplo e-mails e reclações em sites como o "Reclame Aqui", para comprovar a ciência da rede sociail.
5 - O quinto passo é o mais importante! Após juntar toda documentação dos passos anteriores, a vítima deverá procurar um advogado que atue na área para propor uma ação visando a recuperação do perfil, bem como uma indenização pelos danos sofridos.
Em relação à indenização, os Tribunais têm entendido que após ter ciência de que a vítima teve seu perfil hackeado a rede social deverá providenciar a retomada do acesso, e caso não promova isso, configurará falha na prestação de serviço, uma vez que a relação do usuário e da rede social é de consumo, aplicando-se o Código de Defesa do Consumidor.
Consequentemente, havendo falha na prestação de serviço o consumidor pode pedir a retomada do acesso sob pena de multa diária, bem como uma indenização por todo transtorno sofrido, vez que é responsabilidade da rede social garantir a segurança de seus usuários.
Abaixo, um vídeo explicativo:
Gostou das informações desse artigo? Ajude compartilhando e me siga nas redes sociais.
▶ SITE OFICIAL: https://www.marllonadvogado.com/
▶ Instagram: https://www.instagram.com/marllonadvogado/?hl=pt
▶ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@marllonadvogado
▶ Facebook: https://www.facebook.com/marllonadvogado
▶ Kwai: http://s.kw.ai/u/VV8NpfCz
CONTATO: (44) 99910-9745 whatsapp
Commentaires